quarta-feira, abril 06, 2005

Chamem-me ignorante, ou lá o que quiserem. Indiferente é que não fico. E se "tenho" que ler as barbaridades que li (confesso que por força da curiosidade), também me sinto no direito de opinar.

É simples. Ando na net há anos sem conta, foi da net que nasceu a minha filha. Quer dizer, nasceu de mim, mas foi aqui que conheci o pai dela. O pai e dezenas de outras pessoas. Se me disserem que era capaz, actualmente, de fazer o que fiz no passado diria que não. A vida vai-nos dizendo coisas, mostrando coisas. Tontos seríamos se voltassemos a caír nos mesmos erros. Não me acho senhora da verdade, nem de coisa nenhuma, mas gosto de ter a certeza das coisas, e esta é uma certeza minha.

"A Minha Luz" nasceu de um emprego que me dava pouca ocupação e um computador sempre disponível. Nasceu de um amor imenso, de uma admiração que preservo pela minha filha. A minha doce Helena. A mesma Helena que deixo no Infantário todos os dias, que confio aos cuidados dos familiares, que levo ao supermercado ou ao futebol. A Helena de quem me orgulho. Aquela que me faz ser o que nunca imaginei, o que o talvez fosse para mim motivo de crítica há 5 ou 6 anos atrás. A Helena de quem trago fotografias na carteira, que mostro a toda a gente sem pudor.

Isto para chegar ao ponto. A minha filha, que eu escolhi ter. É minha. Chamem-lhe propriedade, ou o que quiserem. Feliz ou infelizemente nós os adultos é que tomamos pelos nossos filhos as decisões. Escolhemos se os fazemos, ou não. Até se os deixamos nascer. Alguém já pôs em causa a escolha do nome de um filho ? Ridículo, não era ? Parece-me que sim. E este é apenas e só um exemplo. Mas chegando ao ponto. Falar da Helena aqui na net, para mim, não é perigoso. Asseguro que sei protegê-la. Riam-se se quiserem ou como quiserem. Ter a Helena em fotografias não me chaca nada. Choca-me que se viva na era dos medos exagerados, das paranóias sucessivas. Não tenho medo que lhe copiem as fotografias, ou que façam com elas o que quer que seja. È apenas e só o campo dos "ses". E se a nossa casa é assaltada e roubam o album? Vêm ladrões pedófilos? E se nos roubam a carteira com as tais fotografias? Há mais ladrões pedófilos? E se, por mero acaso, uma criança aparece numa revista, que também é lida pelos tais pedófilos? Toda a gente é pedófila? É isso que eu não compreendo.

A escolha é nossa. A escolha de darmos ou não importância a um assunto que só hoje é mediatizado, apesar de existir desde sempre, é só nossa. A caça às bruxas, da Idade Média, volta a repetir-se. Eu acho, e digo, e afirmo, que devíamos proteger os nossos filhos de tantas pessoas que nos rodeiam. De estar mais atentos a gestos que podem existir à nossa volta. Porque não acredito, e sublinho, que algures, numa parte qualquer do mundo, alguém escola a Helena, ou a Matilde, ou a Beatriz, ou a Mafalda, ou o Diogo, ou o Manel, ou seja lá que criança de "BabyBlog" for, para fazer mal. Será mania de perseguição ? É o que me parece...

E se me perguntam realmente que utilidade tem um Blog, não sei dizer. Há tantas coisas que fazemos que são inúteis. Certo é que é engraçado, nós gostamos, eu gosto de ler o que os outros dizem, gosto de ver a cara dos bebés cujas "gravidezes" acompanhei (e não sou seguramente pedófila), e gosto de seguir, aqui no meu cantinho, as histórias das outras pessoas de quem não me interessa saber o nome, a idade, a profissão, o sítio onde vivem. Do que leio retiro apenas as histórias. Porque muitas vezes a maldade está nos olhos de quem a vê. Tenho dito. Venham as "bombas", que estou preparada. (Desde já antecipo-me, e sei que vou ser chamada de coisas simpáticas como presunçosa, prepotente, convencida, entre outros mimos). Mas se assim não fosse, não conhecia a Beatriz, nem o Diogo, nem a Íris, ou as três pintainhas, o Afonso, a Gabriela, o Gui, a Francisca, a Diana, e tantos outros que agora de repente não me recordo do nome. Porque os acompanho e acarinho aqui sozinha e quieta. Não para alimentar o meu ego, nem dos seus pais. Só porque sou mãe. Só por isso.

7 comentários:

Rita disse...

Concordo plenamente contigo.
Não sei se por ter uma história com alguns pontos em comum (também conheci o meu kido na net e também estamos juntos até hoje, já lá vão 5 anos, e também vamos ter uma bebé, que hoje por sinal está a dançar o vira... não pára quieta um minuto!).
Sei que hoje se vive a paranóia do medo, é o medo dos pedófilos, o medo dos terroristas(que não existem por acaso, mas isso é outro assunto e não é para aqui chamado), o medo que nos entrem pela casa dentro durante a noite, enfim... um panóplia infindável de medos.
Quando nós éramos pequenos não vivíamos cercados de medos, acho que os nossos filhos também têm esse direito.
É verdade que os tempos são outros mas há que moderar estes exageros...
beijinhos

Anónimo disse...

é a primeira vez que aqui venho. primeiro quero dizer que a tua filha é LINDA! Um amor, mesmO! Depois quero dizer que concordo plenamente com o teu post. É esse o meu pensamento acerca destas confusões. O que eu gostava mesmo era que elas acabassem de uma vez. beijinhos

Anónimo disse...

:))
Posso assinar por baixo?
Tb eu escrevi sobre este assunto mas disseste ainda melhor o que queria dizer...obrigada :)
beijocas grandes
Lipa & Diana (38s+2d)

Anónimo disse...

Eu não vou comentar, apenas me vou levantar e bater palmas!!!!
Isso é que é falar Vera!!!
Parabéns

PM www.quasegravida.blogspot.com

Julieta Rodrigues Martins disse...

Comecei o meu blog há apenas 2 ou 3 semanas e compreendo integralmente o que escreveu e concordo!
Parabéns!

Vera Angélico disse...

Caramba... agora é que o ego cresceuuuuuuuuu! Lol! Obrigada por me compreenderem!

Avozinha disse...

That's it!
Assim é que é falar!