sábado, dezembro 18, 2004

Lembrei-me do dia do teu baptizado num destes dias em que navegava pela net. Sempre a velha questão dos pais... se devem ou não baptizar os filhos quando estes têm ainda uma incapacidade para fazê-lo conscientemente.
Lembrei-me que foi um dia que desejei muito, e que ficou marcado para Julho, quando havia mais facilidade de reunir toda a família e amigos. O ritual de sempre, a preparação normal, as dificuldades que se apresentam aos pais não casados, a dificuldade que foi querer baptizar-te onde os avós se casaram e baptizaram a mamã e as tias. Aquele lugar, cheio de beleza e significado, no alto de uma colina, mais perto de Deus...
Foi tudo pensado ao detalhe, mas a cerimónia estava longe de ser por mim imaginada. Nunca tinha assistido a uma assim. Começámos na rua, como que a assinalar a entrada para a tua vida cristã. E na igreja fomos entrando, devagar... Foi-nos explicado que o baptizado é uma opção dos pais, e não deve ser entendido como que uma obrigação dos filhos para seguir este caminho. Mais tarde, ser-te-á dada a oportunidade de confirmares ou não a nossa escolha. Apenas te encaminhámos...
Por isso sei que fiz a opção correcta para ti. Não sendo eu uma católica praticante, sei que lá em cima tens um anjo que te guarda quando não te vejo, um Deus que te protege das doenças, dos sonhos maus, dos dias tristes, das dificuldades. O mesmo Deus que te me ofereceu, que te ajudou a gerar dentro de mim, e te trouxe ao mundo para alegrar os meus dias. O Deus que faz de ti, todos os dias, a mulher bonita em que te hás-de transformar...

4 comentários:

Anónimo disse...

Eu tb me lembro mto bem do baptizado da tua Manena. Foi uma animação, tudo tão bonito, as pessoas estavam bonitas... A oportunidade de estar bem arranjada para não deixar mal a amiga :) Beijos, amor! :)

Pipas

PARTILHAS disse...

Querida Vera,
Eu sou católica. Fui praticante até aos 22 anos de idade e hoje à minha maneira, também sou. A mulher linda que a tua filha se tornará, não está só nas mãos de Deus, mas também nas tuas e especialmente nas Dela.
Não acredito, naquele Deus que não nos dá anjos, se não formos baptizados e muito menos, que os não baptizados, não são filhos Dele.
Mas, já que baptizaste a tua Linda, ensina-a a rezar aos seus anjos e ao seu Deus... no fundo cada um tem o seu à sua maneira e que muda com a idade e a vida.
beijinho

Vera Angélico disse...

Longe de mim pensar que as crianças não baptizadas não são protegidas por Deus... E claro que não é Ele que faz tudo. Mas ajuda... Só quis dar a ideia de que baptizar uma criança não significa obrigá-la a ser católica. Há tantas coisas que escolhemos para eles e não lhes pedimos opinião... A começar pelo próprio nome. É só isso... Beijos e Obrigada!

P.S. - Pipa... linda linda estava eu! LOL!

Contas e Cores disse...

Lindo texto, cheio de ternura! Beijinhos