terça-feira, outubro 25, 2005

Cheiros!

A primeira memória que tenho dos cheiros, era ainda muito pequena. Talvez mais do que tu, agora. Tinha um cobertor cor-de-rosa, ao qual chamava "fitinha", por ter uma fita em volta. Adormecia todos os dias a passar a fita no nariz. Lembro-me de me acalmar. Lembro-me do seu cheiro como se fosse hoje. Lembro-me de chorar horas a fio quando descobri a minha "fitinha" cortada em quatro. Adorava arrastá-la pelo chão. Levava-a para todo o lado.
Os cheiros sempre fizeram parte da minha vida. Como num dos meus filmes favoritos (Cidade dos Anjos). Quando se descreve um sentimento através de uma simples pêra. Há filmes que me transmitem cheiros. Há livros iguais. Como o "Equador". Que me fez ter a certeza, sem saber como, que um dia vou pisar a terra de São Tomé e Príncipe. E sentir aqueles aromas. Como naquela reportagem deste fim-de-semana... São Tomé cheira-me a frescura, a alegria, a mar. A cacau, a café, a paz...
Quando nasceste cheirei-te. Parece estranho. Mas assim sei que vou ser sempre capaz de te reconhecer. Mesmo de olhos fechados. Cheiras a flores. Cheiras a sol. Cheiras a magia. E rebuçados de fruta.
No outro dia confessava que gostava do cheiro da boca dos bebés. A tua boca, e a da priminha, cheiram a sumo de maracujá... tão doce!

5 comentários:

Maria Joao disse...

Também sou assim no que respeita aos cheiros. Lembro-me do cheiro da Francisca, quando nasceu. Os cheiros que alguns livros nos transmitem. E cheiros especiais, deixados pelas pessoas que gostas, por exemplo quando abres um livro e sabes que essa pessoa passou por lá, se é que me faço entender. Beijinhos!

Ana Luísa disse...

Quanto aos filhotes, não sei porque não passei por essa experiência. Em relação ao resto, concordo e partilho as tuas "sensações"... Adorei o filme "cidade dos anjos" e 'delirei com o "Equador". Foi como se conhecesse S. Tomé e desde aí fiquei com a "tara" de lá ir... Ainda não 'calhou', snif, snif :(
Bjkas

Jolie disse...

E o que eu gostei do cheiro a mel deste post!

Um beijinho

Sandra Brema disse...

Como me identifiquei com este teu post...
Eu, que sou uma pessoa muito saudosa, também os cheiros por vezes me fazem regredir... e é tão bom!
Não pensei que existisse muita gente com essa capacidade, mas pelos vistos...

Beijinhos, acho que me conquistas-te, e as minhas visitas ao vosso blog vaõ-se manter.

bjinhos
sandra (Brema)

Xana disse...

Finalmente alguém obscado com cheiros como eu! Eu também cheiro tudo. Cada pessoa, eu associo a um cheiro. Sempre que me despedia do meu marido (na altura namorado), cheiráva-lhe o pescoço. E até certas comidas, eu associo a cheiros. Até hoje o meu marido brinca comigo, por causa de um jantar no restaurante russo de Alcantara, cujas almondegas, eu disse que sabiam a móveis de castelo. Elas realmente sabiam àquele cheiro de quando entramos nos castelos e vem aquele cheiro a madeira antiga!!! Era uma especiaria que elas tinham am cima... de certeza!

Beijinhos