sexta-feira, novembro 04, 2005

Educar Versus Domesticar

Farto-me de pensar nas diferenças, e no que faço contigo. Talvez por ter sido mãe nova, ou por teres uma família atípica, ou pela minha incapacidade. Não sou capaz de te educar convenientemente. Falas alto, corres o dia inteiro, gritas, brincas, sujas-te, fazes disparates, és teimosa, orgulhosa, tens um espírito contraditório predominante. É difícil ir contigo a um restaurante ou a um supermercado. Mesmo que tente ser mais rigorosa, sinto quase sempre que não me ouves, que não me obedeces. Justifico muitas vezes isso com a tua personalidade.
E reflicto, vezes sem conta. Porque será? Porque é que existem tantas diferenças entre as crianças? Será que erro tanto assim ? Não te amo menos. Não me desculpo com o facto de te querer deixar crescer. Mas quero-te forte, como não sou, independente, como nunca fui, decidida, como nunca hei-de ser. Dizem que sou permissiva. E acabo muitas vezes por ceder. Nos tempos que correm, e admito, tantas vezes por falta de paciência. Por já não me apetecer ouvir-te chorar. Por querer compensar-te do que não te proporciono...
Quando somos mães dizem-nos que vai ser difícil não dormir, meses a fio. Dizem-nos que vamos perder o tempo que tínhamos só nosso. Dizem-nos que amamentar é doloroso. Ninguém nos diz que vamos permanentemente viver na fronteira ténue entre o rigor e a perspicácia de educar e a ousadia quase que artificial de domesticar. Porque aos olhos dos outros, os nossos filhos têm que ser os mais perfeitos, os mais gordos, os de percentil mais elevado, os mais precoces...
Estás longe disso. E eu estou longe de conseguir alcançar a minha missão...

4 comentários:

A Horta Encantada disse...

A minha filhota ainda não nasceu, mas todos os dias me pergunto se vou ser capaz de a educar... Que vou dar o melhor de mim, não tenho dúvida... Da mesma forma que não tenho dúvida que tu dás o melhor de ti. Pelo que tenho visto aqui no teu blog, estás a fazer um excelente trabalho com a tua filhota :)
Beijocas e bom fim-de-semana

Anónimo disse...

Já escrevi muitas vezes no meu blog sobre essa assunto... e sabes, com o passar da idade tudo tem tendencia a piorar. Eu vejo pela Bruna... quantas vezes me leva ás lágrimas, com as suas más respostas e actitudes.
As crianças já não são como nós eramos... e nós não esducamos como os nossos Pais.

Erramos quando queremos fazer papel de " melhor amigo"...Nós somos Pais, não nos pudemos esquecer disso nunca!

Beijinhos com força
Sandra (Brema)

Anónimo disse...

Pois é, é muito complicado educar nos nossos dias, mas não é só nas famílias atipicas (faz-me lembrar a gripe!).
Educar agora é diferente do nosso tempo em que não fazíamos certas coisas por medo e não por respeito.
Mas penso que estás a fazer um bom trabalho.
Beijinhos

Clara disse...

Penso que todas passam pelo mesmo! Acredita que de vez em quando até eu penso no que faria em determinada situação e muitas vezes penso que não irei ter paciencia para determinadas coisas, ou € para tudo que
é preciso... mas isso são só os meus medos, que me aterrorizam, mas que vejo aqui e ali que não são só meus... nem sei se é bom ou não...
E já divaguei outra vez.
Bjos